Consultoria Contábil: o que é e como ela pode aumentar os lucros da sua empresa

10 de março de 2022 Consultoria Contábil
Compartilhe

Quando se fala em eficiência na gestão de empresas, a consultoria contábil costuma entrar em pauta. Isso acontece porque, sem dúvida, saber como levar sua empresa ao topo é algo que todo empresário gostaria de saber. Dessa forma, receber uma consultoria certeira pode ser vital. 

Neste artigo você irá entender do que se trata uma consultoria contábil. Da mesma forma, entenderá a diferença entre consultoria e assessoria contábil. E, então, entenderá um pouco mais sobre os valores deste tipo de serviço.

 

O que é consultoria contábil

A consultoria contábil é uma inovação dentro do serviço contábil. Ela vem surgindo como um recurso a mais para buscar uma maior eficiência financeira para as empresas.

Um dos objetivos da consultoria contábil é, por exemplo, apontar os melhores caminhos. E estes caminhos podem resolver diversos problemas internos. Um bom especialista conhece os principais desafios das empresas, desde as micro até as maiores. Por isso, ele é capaz de ajudá-las não apenas a crescer, mas também a se posicionar de forma estratégica dentro do mercado.

 

Veja, abaixo, algumas melhorias que uma boa consultoria contábil pode implantar:

  • Redução de gastos;  
  • Regime tributário adequado à natureza da empresa;
  • Otimização de processos internos;
  • Orientação contábil;
  • Controle e gestão financeira;
  • Orientações para uma boa gestão empresarial.

 

Qual a função de uma consultoria contábil

Em linhas gerais, podemos dizer que uma boa consultoria contábil pode ser balizadora das maiores tomadas de decisão de uma empresa. Esse serviço fará uma análise profunda do seu negócio e proporá melhorias.

Estas melhorias pretendem garantir que sua empresa tenha o melhor resultado no menor prazo possível. Para isso, antes de mais nada, você precisa estar disposto a fazer mudanças. E, eventualmente, estas mudanças podem ser drásticas.

 

No entanto, todas as mudanças sugeridas têm uma boa base. Elas serão frutos de uma análise minuciosa do seu negócio. Dessa forma, você garante mais eficiência, assertividade e objetividade na hora de dar os próximos passos.

 

Diferenças entre consultoria contábil e assessoria contábil

A maior diferença entre a consultoria contábil e a assessoria é o tempo e a abrangência do atendimento. A consultoria, por exemplo, age em momentos mais pontuais da vida de uma empresa, como em momentos de tomada de decisão.

Já a assessoria contábil presta assistência contínua e de longo prazo. Ela busca entender, bem como orientar na resolução de problemas estruturais mais profundos, que comprometem o desenvolvimento de uma empresa. Estes problemas podem estar na gestão, nos fornecedores ou colaboradores ou mesmo no tipo de cliente.

Muito resumidamente, a tarefa dos dois tipos de serviço é diferente. A função da assessoria contábil é definir o problema. Já a função da consultoria contábil é orientar na resolução dos problemas. 

 

Quando contratar uma consultoria contábil

O momento ideal para contratar uma consultoria contábil é, sem dúvida, o quanto antes. Por exemplo, quando você percebe que sua empresa está sofrendo com as questões financeiras. O consultor pode ajudar você a reorganizar suas finanças da melhor forma para seu negócio.

Ou então, quando você percebe que precisa de ajuda para otimizar os processos internos. Às vezes há falhas persistentes em processos simples como a organização do caixa, emissão de notas fiscais e afins. Os problemas também podem ser mais complexos, certamente.

O segredo é solicitar uma boa consultoria tão logo sinta necessidade de ajuda. Há quem contrate um consultor já antes de abrir de fato uma empresa. Dessa forma, muitos problemas são evitados.

 

Como escolher uma boa consultoria contábil

Nem sempre é fácil escolher um bom profissional ou equipe para prestar consultoria de qualidade. Há muitas empresas afirmando que são boas. E então, como escolher?

Para te ajudar a fazer uma boa escolha, garanta que o profissional ou empresa contratada ofereça, pelo menos, os serviços abaixo:

  1. Planejamento tributário;
  2. Recomendações para implementar melhorias em sua empresa;
  3. Relatórios claros de desempenho;
  4. Diagnóstico claro e detalhado;
  5. Apoio para a parte de gestão financeira;
  6. Uso de sistemas informatizados para facilitar o repasse de informações e comunicação;
  7. Análise das finanças do seu negócio.

Há ainda outros pontos a ser levados em consideração na hora de escolher o profissional ou empresa para te ajudar:

  • Procure uma empresa que entenda do seu ramo de negócio específico.
  • Garanta que seu consultor ofereça outros serviços, para que você não precise contratar vários profissionais ao mesmo tempo.
  • A equipe de consultoria ou consultor precisam ser acessíveis, seja presencialmente ou de forma online. E essa acessibilidade precisa ser facilitada.

Além disso, na hora da escolha, você precisa analisar suas próprias condições. Para isso, analise se sua empresa realmente precisa de uma consultoria. Depois, veja como está seu orçamento. Então, faça cotações de valores e serviços e compare-os.

 

Outro ponto importante é estar disposto a fazer mudanças. Contratar uma consultoria e não querer fazer nenhuma alteração na sua forma de fazer negócios é literalmente jogar dinheiro fora. 

E, por fim, acompanhe todo o processo de perto. Dessa forma você pode entender a fundo os problemas e pode evitá-los no futuro. 

 

Quanto custa uma boa consultoria contábil

Como era de se esperar, não há uma tabela de valores dos serviços de consultoria. Os valores praticados por uma empresa variam de acordo com a demanda de serviços bem como a atividade. O tamanho da empresa também traz alterações no valor cobrado. 

 

Por isso é importante pedir um orçamento. Para isso, a empresa a ser contratada pedirá diversas informações. De posse dessas informações, ela poderá estimar os serviços que serão necessários e, dessa forma, precificar a consultoria.

 

Resumindo

Neste artigo você entendeu o que uma boa consultoria financeira pode fazer pela sua empresa. Vamos relembrar alguns pontos que foram levantados aqui:

  1. O que é consultoria contábil
  2. Qual a função de uma consultoria contábil
  3. Diferenças entre consultoria e assessoria contábil
  4. Quando contratar uma consultoria contábil
  5. Como escolher uma boa consultoria contábil
  6. Quanto custa uma boa consultoria contábil

Se você já percebeu que sua empresa precisa de ajuda, não adie essa decisão. Procure quem tem décadas de experiência e pode te ajudar a ter o seu melhor resultado.

 

Conte com um time de especialistas

Na Previsa, nosso time está sempre atento para buscar as melhores experiências e fornecer um atendimento personalizado desde o primeiro contato. Nossos profissionais, além de ampla experiência em relacionamento, são proativos, objetivos e estão altamente preparados para atender e encantar.

Fale com um de nossos consultores e descubra como também podemos ajudar a sua empresa a crescer!

 

Banner Geral Orçamento
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *