Práticas inovadoras que trazem muitos clientes aos restaurantes

13 de maio de 2019 Contabilidade para restaurantes

Práticas inovadoras que trazem muitos clientes aos restaurantes

Você abriu um restaurante na região X e essa região é muito famosa pela grande variedade de negócios do mesmo segmento. Isso é ruim? Não! A cartela de concorrência é muito boa e pode atrair, inclusive, mais clientela. Juro! Os clientes adoram ter um local só para encontrar tudo que precisam (pense no grande sucesso que são os shoppings).

Praticidade, meu caro! Essa é a palavra do momento no papel de “ser cliente”. Mas, existe um porém (como tudo no mundo dos negócios): áreas com uma concentração maior de restaurantes exigem dos empresários, cada vez mais, um grande esforço para se destacar.

Afinal, o que te difere de seus concorrentes?

Não chegou a parar para pensar nisso? Ou parou e, inclusive, a ideia chegou a doer seu coração empreendedor? Pois bem, fique tranquilo! O artigo de hoje é para você. Continue conosco e vamos dar todas as dicas de como manter seu restaurante cheio com soluções inovadoras.

Bom, parando para pensar que, atualmente, o segmento de alimentação e bebidas tem crescido consideravelmente (o que é muito bom para você!), construir uma reputação e conquistar clientes famintos e fieis precisa de um destaque e de esforço. O empenho sobre estratégias eficazes de marketing, um controle maior dos custos e algumas ações de fidelização podem ser dicas preciosas…. Mas, vamos analisar cada coisinha por partes, ok?!

Para te ajudar a entender os pontos fortes de seu restaurante e, com isso, trabalhar no destaque que esse empreendimento merece, separamos 5 perguntinhas muito importantes e que gostaríamos que você respondesse em um papel (para que seus olhos possam enxergar o todo). Pode ser? Então, corre lá e pega papel e caneta! Ficaremos aqui, aguardando você.

Pergunta 1 – Sua marca tem um propósito?

Seu restaurante pode estar em atividade ou ser somente um planejamento – não importa. É muito importante entender a sua marca! Talvez, você já tenha um plano de negócios prontinho buscando novos financiamentos e uma compreensão maior do mundo empreendedor que nos cerca. Mas, apesar de tal documento ser de suma importância para o seu crescimento como gestor, não adiantará muito se você não entender a sua própria marca.

É importante dizer que, atualmente, o marketing é o conceito mais inovador e mais preciso e assertivo de alcançar novos clientes. Para tanto, sua marca precisa representar todo o conceito de seu restaurante e o seu diferencial no mercado. Uma marca precisa ser marcante! Algo que faça com que conheçam você. Até porque, quem não é conhecido, está fadado ao esquecimento.

Uma dica aqui é: não tente representar tudo para todos! Representar algo, aqui, significa abraçar com todo carinho aquilo que te torna único. Foque no seu nicho, no seu público alvo e construa toda a sua identidade visual sobre esse conceito. Veja alguns exemplos:

Le Manjue: Meu objetivo é democratizar o acesso à alimentação saudável.
Outback: E se hoje pudesse ser um dia melhor.
Burger King: Ser a mais prazerosa experiência de alimentação.

Pergunta 2 – Você conhece profundamente o seu cardápio?

Aqui, voltamos a pedir que você abrace o seu diferencial. Caso você tenha muitas opções de diferentes estilos em seu cardápio, sua marca será construída de forma confusa e não criará raízes no mercado (e na mente de seus clientes).

O design de cardápio correto é muito importante.  Em conjunto com as informações, é o diferencial para mostrar de forma relevante o que seu cliente deseja. Uma boa peça deve ajudar o atendente na venda, demonstrar e esclarecer o cliente no ato do pedido.

Se as pessoas que frequentam seu restaurante não conseguem descrever com objetividade o seu cardápio, elas dificilmente indicam você e você não se destaca entre os concorrentes. E aí? Já analisou seu cardápio e verificou se ele é “enxuto, porém, original”?

Pergunta 3 – Qual sua especialidade?

Trata-se de uma pergunta que completa a anterior, não é?! Mas, a ideia de serem feitas em separado é proposital: apenas após conhecer seu cardápio, você conseguirá expor a sua especialidade (que será o seu diferencial no mercado).

Importante: não pense somente no que você faz bem (afinal, todo seu cardápio é uma delícia, não é?!), mas sim o item que realmente se destaca.

A dica é: tenha algo que seja único no seu restaurante e venda essa ideia como um grande diferencial de sua marca. Faça com que seu cliente sinta água na boca e queira visitar seu restaurante apenas pelo fato de que sua especialidade se destaca frente à concorrência.

Pergunta 4 – Como você aumenta a força de seu restaurante diante da concorrência?

Comece se orgulhando pelo status de seu negócio: um pequeno, médio ou grane restaurante deve acalentar da mesma forma o seu coração.

Mesmo os pequenos restaurante se tornam realmente muito bons (e bastante procurados) por saber quem realmente são e saber o seu diferencial no mercado tão competitivo. Se você passar pelas perguntas 1, 2 e 3 abertamente e afunilando a sua especialidade, conseguirá manter sua gestão e visão de futuro focados no aprimoramento do que já é praticamente perfeito em você.

Essas ações buscarão alcançar um time de sucesso e um atendimento de primeira (que sempre faz com que o cliente volte feliz e faminto). Os clientes apoiam restaurantes que marcam de forma positiva e especial a sua vida.

E isso, meu caro, concorrência desleal nenhuma poderá chegar perto.

Pergunta 5 – Como criar ações de fidelização no seu restaurante?

Já sabemos qual é sua marca. Já conhecemos seu cardápio. Já sabemos a sua especialidade. Já cativamos o seu cliente com o seu diferencial. Mas, e agora?

Agora, vamos fideliza-lo! Já pensou em algum programa de fidelidade? Graças a novas tecnologias e estratégias, esses programas atendem diversos restaurantes (indo muito além do cartãozinho que com tantos x dá direito a um prato ou uma bebida).

O foco, aqui, é a experiência positiva do seu cliente. Pesquise o que seu cliente busca! Qual a dor do seu cliente? E tente suprir com seu programa. Crie ações de fidelização para suprir as necessidades (que estiverem ao seu alcance). Trabalhando dessa forma, claramente, em passos largos seu restaurante estará cheio de clientes satisfeitos, felizes e muito bem alimentados.

Ah, um bônus: após analisar cada um desses pontos, crie um hábito em sua rotina empreendedora. Sempre reforce seus pontos fortes e diariamente trabalhe nos pontos fracos. Busque a qualidade e excelência e deixe que seus clientes participem desse caminhar ao seu lado. Pergunte! Busque opiniões! Permita-se errar e acertar! Bem vindo ao mundo de negócios!

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