Tendência para o mercado de desenvolvedores de software

14 de maio de 2021Tendência do mercado de desenvolvedores de software

Para ser um profissional de Tecnologia da Informação (TI) competente e reconhecido, é preciso que a pessoa, antes de tudo, goste de desafios e novidades. O cargo exige muito conhecimento técnico e disposição para estar em constante atualização, seja sobre tendências para o mercado de desenvolvedores de software, ferramentas, recursos e até mesmo projeções sobre o futuro.

Caso não se empenhe em aprender além do básico para exercer sua profissão, o trabalhador corre o risco de ser esquecido pelo mercado e perder vagas estratégicas que poderiam alavancar a carreira. E as tendências propostas para setor avançam a passos largos.

Como o mercado exige cada vez mais do profissional, é preciso estar atento para não se perder em meio a tantas informações. Por isso, preparamos este artigo com as principais tendências para o mercado de desenvolvedores em 2021.

Desenvolvedores no mercado de trabalho

Como foi dito anteriormente, o mercado de Tecnologia da Informação está em constante expansão. Isso porque, grande parte das atividades do dia a dia são realizadas utilizando equipamento conectados à internet, seja computador, laptop, smartphone, smartwatch, entre outros dispositivo. E a expectativa é que surjam ainda mais aparelhos inteligentes, aplicativos e softwares.

Por essa informação é possível entender o motivo do setor de TI figurar há alguns anos no topo das lista das profissões mais promissoras e está entre os setores que pagam os salários mais altos. De acordo com o estudo realizado pela Page Group, o relatório anual de 2020 aponta que a área de TI está entre as quatro atividades que mais deve crescer neste ano ao lado de medicina, recursos humanos e biologia.

A demanda por profissionais de Tecnologia aumentou com a pandemia de Covid-19. A imposição do distanciamento social fez com que grande parte dos postos de trabalho se tornaram remoto, exigindo que as empresas acelerassem o processo de digitalização, além da necessidade de elaboração de programas de gestão, compartilhamento em nuvem, entre outras ferramentas.

Tendências para o mercado de desenvolvedores de software

O universo de tecnologia e dispositivo está presente em todos os momento da vida de um TI. Entretanto, isso não é mais motivo para se manterem distantes das relações pessoais, seja no trabalho, em casa ou outro local.

Por isso, em 2021, a principal habilidade exigida dos profissionais de TI não requer conhecimento técnico relacionado à informática, mas competência em relacionamento interpessoal.

A importância de se aprimorar essa capacidade, que está se tornando obrigatória para trabalhadores de todos os setores e cargos, ficou ainda mais evidente com a pandemia. O fato de não haver encontros pessoais modificou a forma como os indivíduos se conectam com os outros.

Se antes o foco dos desenvolvedores era elaborar produtos inovadores com o mínimo de bugs, neste novo cenário a atenção se volta aos consumidores e suas necessidades. Hoje, é imprescindível entender quem está utilizando os serviços e o impacto que a tecnologia tem causado na vida das pessoas.

Considerando que atrás de cada tela existe um ser humano, podemos dizer que as principais habilidades – também conhecidas como competências transversais – que devem ser trabalhadas pelos profissionais de TI são:

  • Gestão e liderança;
  • Inteligência emocional;
  • Autoconhecimento;
  • Noção de planejamento;
  • Aprendizagem ativa;
  • Criatividade;
  • Capacidade de adaptação.

Agora que abordamos os conhecimentos sobre relação interpessoal, vamos para as aptidões técnicas que são esperadas de um desenvolvedor.

Cloud Computing

Com o crescimento do teletrabalho, as empresas tiveram que adotar aplicativos baseado em nuvem e migrar arquivos para servidores online. O que vinha sendo empregado aos poucos pelas companhias, se tornou uma importante ferramenta de armazenamento e gestão.

Por esse motivo, profissionais com conhecimento em nuvem, os chamados Cloud Engineers, estão em alta no mercado, sobretudo os especialistas em Amazon WebServices (AWS), Azure (Microsoft Cloud) e Google Cloud, as ferramentas mais utilizadas.

Quem investir nessa área certamente terá muito trabalho pela frente, já que esse tipo de estrutura veio para ficar.

Full-Stack

No universo dos desenvolvedores de softwares, o profissional que possui conhecimento em codificação front-end e back-end pode ser chamado de “faz tudo”. A demanda por esse tipo de colaborador está aumentando, já que ele é capaz de atuar na construção da estrutura e execução de aplicativos para web.

Para se transformar nesse desenvolvedor tão requisitado, é preciso conhecer diversas linguagens, como HTML, CSS, PHP e JavaScript, além de Node.js, Python, Ruby, Java, Git e banco de dados.

Atualmente, um profissional full-stack tem seu lugar garantido no mercado de trabalho.

Artificial Intelligence e Machine Learning

Combate à fraude, confirmação de identidade, análise automática de riscos e até carro autônomo. Essas são algumas das muitas possibilidades que a tecnologia oferece atualmente. O mercado para o setor está ampliando seu leque de produtos e recursos que utilizam esse tipo de tecnologia está cada vez mais acessível aos consumidores.

Desenvolvedores que atuam nas áreas de IA e ML certamente irão ter a agenda cheia de compromissos profissionais. Para esse profissional, dominar o Phyton é a chave para o sucesso, além de ter criatividade e saber aplica-las nas soluções do dia a dia.

Progressive Web Apps (PWAs)

Uma das tendências para o mercado de tecnologia são os Progressive Web Apps, aplicativos desenvolvidos para desktop. Diferente dos programas instaláveis convencionais, os PWAs aliam a praticidade e acessibilidade de um site com a interface e responsividade de um app.

Essa é outra tecnologia que tem conquistado os clientes e promete aumentar a demanda por desenvolvedores. Ao invés de passar pelo processo de download e instalação, o PWAs é oferecido pelo sistema operacional, por exemplo o Windows, como um aplicativo

O profissional que se dedicar a criar os PWAs deve ficar atento às diretrizes do Google Developers. De acordo com a empresa, existem 10 características fundamentais para um programa ser considerado Web App. Ele deve ser:

  • Progressivo;
  • Responsivo;
  • Funcional offline;
  • App-like;
  • Atualizado periodicamente;
  • Seguro;
  • Encontrável;
  • Engajável;
  • Instalável;
  • Linkável.

Blockchain

A pandemia mostrou para parte da população que não é preciso ir a uma agência bancária para resolver as questões. Toda a movimentação pode ser feita por computador ou mesmo smartphone. E isso só é possível porque existem desenvolvedores que atuam com a segurança de informações.

E o Blockchain, já utilizado para moedas digitais, é a ferramenta que vai viabilizar a crescente demanda por esse tipo de serviço, criptografando as transações via internet, aumentando a segurança para empresas e clientes.

Ou seja, a tecnologia está se tornando fundamental para esse novo momento em que bancos, lojas, governo, entre outros segmentos que precisam garantir a confidencialidade das informações transmitidas.

Isso significa que os desenvolvedores que apostarem nesse segmento terão o mercado de desenvolvedores de software agitado, com diversas oportunidades de trabalho.

É uma era que promete ser o início de uma fase bastante produtiva no mercado de desenvolvedores de software. Basta se capacitar e escolher as melhores oportunidades.

Quer saber mais sobre mercado de desenvolvedores de software?

Contabilidade Consultiva

Vale do silício Brasileiro: os principais polos tecnológicos do Brasil

BPO FINANCEIRO: como reduzir custos com a terceirização do financeiro das empresas

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *