Tendências para o mercado de Telecom em 2020

29 de novembro de 2019 Tendências para Telecom 2020
Compartilhe

Tendências para o mercado de Telecom em 2020

Olá, empresário! Fim de ano já está batendo na porta. 2019 foi um ano que trouxe (e levou) muitas coisas – além de ter passado como um foguete nas nossas vidas – e, agora, perto do fim, é interessante nos prepararmos para nossas demandas do novo ano que está para chegar.

Pensando nisso, destacamos algumas tendências e perspectivas de 2020 para esse mercado tão pleno que é o de telecom. Você pode se preparar para o que vem por aí! Então, separe uns minutinhos na agenda e relaxe… Vamos conversar!

Para o próximo ano, você pode ter algumas questões que envolvem o que esperamos do mercado. Por exemplo: O pós-pago e a banda larga fixa devem continuar crescendo, enquanto pré-pago e a telefonia fixa encolhem? As operadoras competitivas devem se tornar as líderes em BL no Brasil? A quantidade de MVNO’s deve continuar crescendo? Tudo isso permeia os pensamentos dos empreendedores que estão ligados intimamente com telecom.

Esse é o seu caso?

Ok! Você precisa ter em mente que o mercado em que você está inserido está sempre atualizando – afinal, telecom é tecnologia pura. Assim sendo, telecom é um dos mais mutáveis no universo tecnológico, sendo frequentemente submerso por novas ferramentas, recursos, comportamentos, ideias e inúmeras opções de comunicação.

Se você conseguir prever e acompanhar essas inovações, terá uma chance muito bacana de sair na frente de seus concorrentes, aproveitando melhor as oportunidades que as novas tendências proporcionam.

Hoje, trouxemos algumas das tendências que o mercado de telecom poderá trazer para deleitar sua vida de empreendedor.

Internet das coisas

 A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), surgiu há alguns anos no mercado e tem evoluído a cada dia. Apesar de já existir na vida de muitos usuários, essa tecnologia se fará muito mais presente, visto que as conexões M2M (máquina para máquina) tendem a aumentar, tendo uma taxa de crescimento de tráfego entre módulos M2M de 44%.

Equipamentos que se conectam (tanto nas residências quanto nos automóveis) serão em número elevado, isso porque as conexões M2M trazem agilidade e comodidade aos usuários.

Streaming de áudio e vídeo

 Você liga seu celular, conecta os fones de ouvido e tenta escolher uma música… Hoje em dia, isso é uma ação muito comum e, com ela, está ligada a escolha de um streaming de áudio que irá lhe proporcionar músicas em tempo hábil, como se as mesmas estivessem salvas em seu aparelho.

O streaming de áudio e vídeo tende a aumentar nos próximos anos. De acordo com o Relatório Global de Fenômenos da Internet (América Latina e América do Norte) desenvolvido pela Sandvine, cerca de 71% do volume de tráfego noturno nas redes de acesso fixo da América do Norte é proveniente desse tipo de serviço. A empresa espera que esse número chegue a 80% até 2020.

Serviços como Netflix, Deezer, Spotify, Amazon Prime Vídeo são muito populares e angariam, diariamente, muitos seguidores (e um número de mesma proporção de concorrentes). Além disso, outra possibilidade é que serviços tradicionais de assinatura de TV a cabo ou satélite migrem para o streaming, algo que já está acontecendo em países desenvolvidos e que começa a ganhar força no Brasil.

Cloud Storage

 Como anda o backup de seus arquivos? Aposto que, atualmente, como bom entendedor de tecnologia, você respondeu que “salva na nuvem”. Pois bem, esse é o serviço de cloud storage e, de acordo com pesquisas, o mesmo terá um destaque significativo em 2020.

Nos últimos anos, temos visto a chegada dos representantes de tecnologia cloud, como o Dropbox, Google Drive e OneDrive da Microsoft. Todos eles se modernizaram e ganharam espaço na web. Além disso, a Apple, a Amazon e outras grandes empresas também estão se desenvolvendo dentro desse contexto.

Velocidade na Banda Larga

 Segundo dados da Cisco, até o ano de 2020, as velocidades globais da banda larga fixa atingirão, em média, 47,7Mbps. No Brasil, a média deve ficar em torno de 19,5 Mbps no início da década seguinte.

Tráfego e transações no mercado de internet

Ainda mediante dados da Cisco, o aumento de tráfego que comentamos no tópico anterior irá trazer consigo a elevação do tráfego global de IP, que, em 2020, poderá alcançar até 2,3 ZB zettabytes (ZB) por ano, ou 194 exabytes (EB) por mês.

Mobile

Hoje em dia, já sabemos que acessamos a internet com muita facilidade a partir de nossos dispositivos móveis. Algumas pessoas, inclusive, não possuem computadores, mas, possuem aparelhos celulares e fazem todas as conexões por eles.

Pensando exatamente nesse tipo de postura, podemos afirmar que o tráfego de dispositivos móveis irá superar o tráfego de computadores (PCs) em 2020. O crescimento será sem igual. Em 2015, os computadores representavam 53% do tráfego IP total, contudo, até 2020, eles serão responsáveis por apenas 29% e os smartphones chegarão a 30% do total.

Pessoas Conectadas

Intimamente ligado ao item anterior, o número de pessoas online terá um boom. O número de equipamentos conectados a redes IP será até três vezes maior do que a população mundial, em 2020, e existirão cerca de 3,4 dispositivos em rede por pessoa até essa data.

Aviões on line

Ferramentas para comunicação entre aviões e bases aéreas via satélite irão aumentar a conectividade das aeronaves. Essas novas tecnologias tornarão a troca de informações mais rápida, segura e com custo mais acessível, o que viabilizará economicamente, a sua implementação.

Casas conectadas

O uso de tecnologias em nossas casas tem se tornado cada dia mais ofertado devido às interfaces e sistemas instalados, gerando maior facilidade de uso, principalmente com o auxílio de comandos de voz e reconhecimento facial. As casas inteligentes são mais reais do que podemos imaginar e já saíram dos filmes de tecnologia – e proporcionam, diariamente, grandes benefícios a seus moradores.

Em relação à segurança, por exemplo, permitem maior controle sobre quem acessa o local. Também, existem soluções para economia de energia, principalmente quando associadas a um sistema de painéis solares, à medida que esse recurso está relacionado a uma bateria que armazena energia para ser utilizada fora dos períodos de maior incidência solar.

E aí? Preparado para 2020? Deixe nos comentários sobre o que você espera!

 

 

ebook TELECOM

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99967-7662

Leia também:

5 passos essenciais ao abrir empresa de Telecom

Telecom: contratar um contador ou começar a empresa sem auxílio?

Contabilidade especializada em Telecom X Contabilidade convencional: qual a melhor opção para sua empresa?

Como devo trabalhar SVA X SCM na minha empresa de Telecom?

Seleção de fornecedores: 8 critérios que vão ajudar a sua empresa de Telecom

 

Se você gostou deste artigo e quer saber como a Previsa Contabilidade também pode ajudar o seu negócio, entre em contato conosco.

Blog: http://previsa.com.br/blog
Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCNnAbF8ms6SzsW6oxr9ufBw
Twitter: https://twitter.com/previsa

  Whatsapp: 55 31 9 9954 0537

Solicite um orçamento
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *